O implante dentário é uma opção de tratamento para quem perdeu um ou mais dentes. Assim como os demais tratamentos odontológicos requer um planjamento prévio , devendo ser realizado por um especialista.
Os implantes atuais saõ feitos de titânio, que é um materialial biocompatível (aceito pelo organismo) não causando assim um processo de rejeição.
Na maioria dos casos após a instalação do implante, é necessário aguardar de 3 a 6 meses para instalação da protese, neste período ocorre a osseointegração, ou seja, é a fase em que o osso se une à superfície de titânio. Durante esse tempo o dentista pode confeccionar um elemento dentário provisório.
O planejamento, procedimento cirúrgico, pós-operatório e manutenção, quando realizados de maneira correta oferece uma taxa de sucesso próxima da totalidade dos casos de implante dentário, sendo um tratamento eficaz para a substituição do elemento dental perdido.
O implante substitui a raiz do dente e fica totalmente intraosseo. Unindo o implante a coroa protética nós temos um conector. Sobre o conctor é confeccionado o trabalho final (coroa protética) ou o provisório. Podemos usar um implnate para cada dente perdio ou masi implante segurando varios dentes.
Implante unitário individual
É instalado um implante para cada dente perdido
Ponte fixa sobre implante
Dois ou mais implantes servem de
apoio para um grupo de dentes unidos (ponte)
Protese total fixa cerâmica sobre implante
Uma ponte fixa total de cerâmica é aparafusada a varios implantes
Protese total fixa de acrilico sobre implante
Uma ponte fixa total com dentes e gengiva em acrilico é aparafusada a varios implantes.
Protese total removivel sobre implante
Dois ou mais implantes são instalados para apoiar uma dentadura com encaixe. Neste caso a prótese é removivel.
Veja o video: