afta

AFTA ou “aphta vulgaris” é uma lesão da mucosa da boca, que ocorre habitualmente nas bochechas, lábios e língua; raramente no céu da boca e na gengiva. Elas podem aparecer individualmente ou em grupos e, geralmente é recidivante.
A(s) vesícula(s) rompe(m)-se rapidamente, de modo que a afta é vista mais freqüentemente como uma úlcera rasa, arredondada, de fundo amarelado e bordas avermelhadas, cujo diâmetro médio é da ordem de 5 mm. São bastante dolorosas, principalmente nos primeiros 3 a 5 dias. A lesão dura de 10 a 14 dias e a mucosa oral se recupera totalmente, não deixando cicatriz.
Etiologia desconhecida.
A Estomatite Aftosa Recorrente se manifesta normalmente sem qualquer outra doença paralela específica, constituindo-se em uma doença inflamatória.
As úlceras tendem a aparecer quando o paciente passou por algum tipo de stress físico ou emocional, ou após algum trauma na região .
Pode estar associada ao aumento da acidez do estomago , neste caso indicamos uma avaliação com gastroenterologista
Em crianças os vírus coxsackie A, coxsackie B, echovírus e enterovírus podem causar estomatite, doença caracterizada pelo aparecimento de lesões múltiplas, semelhantes a aftas.
Como diagnóstico diferencial, a gengivo-estomatite herpética aguda se apresenta com vesículas mais resistentes, geralmente muito pequenas e conglomeradas.
Fatores agravantes
Qualquer lesão na mucosa bucal pode produzir afta, desde um arranhão causado pela escova de dentes, até queimaduras ou ferimentos causados por alimentos quentes, ou muito ásperos, aparelhos ortodônticos, etc.
Algumas pessoas são mais sensíveis a alimentos ácidos, tais como frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, abacaxi, etc.), vinagre e molhos estes alimentos podem desencadear o aparecimento das úlceras. Mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolver aftas do que homens. O mesmo ocorre com pessoas cujos pais têm aftas habitualmente.
Tratamento:
Não existe um tratamento especifico para afta, após o aparecimento a lesão ira durar de 10 a 14 dias.
O que fazemos é controlar o sintoma doloroso com a aplicação de laser terapêutico e algumas pomadas de uso local (respeitar a indicação do seu dentista)
Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto, principalmente nos primeiros 3 ou 4 dias em que as lesões estão mais doloridas, como evitar alimentos ácidos e caústico.
Nos casos prolongados (mais de 2 semanas), uma visita ao dentista é recomendada

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Fine Odonto 2015 © Todos os direitos autorais reservados
Dr. Marcio Lofgen Lazaro CRO 22513

Telefones:        (21) 22697854 | (21) 2599-0557 | (21) 98744-6571
Desenvolvido por Estação Indoor